
Freud, o horror e o estranho
05/1/2026 | 44 min
Vamos conhecer hoje um breve texto de Freud intitulado Das Unheimliche – traduzido em português como O estranho ou O inquietante – a fim de compreender a origem do sentimento de estranhamento e medo que certos eventos nos causam, sejam eles na vida real, em livros ou filmes. 📚 Compre aqui meu novo livro: https://amzn.to/3Lv0E9d🎓 Estude filosofia comigo 📚 Curso "Introdução à filosofia - dos pré-socráticos a Sartre" 📚 Curso "Filosofia para a vida: refletir para viver melhor"📚 Curso "Crítica da religião: Feuerbach, Nietzsche e Freud"📚 Curso "A filosofia de Karl Marx - uma introdução"📨 Inscreva-se em nossa newsletter gratuita: https://filosofiavermelha.org/newsletter❤️ Ajude a manter este canal através do Apoia.se: https://apoia.se/filosofiavermelha❤️ Contribua através da chave PIX: [email protected]🌐 O blog que mantenho desde 2006: https://www.filosofiaepsicanalise.orgPor que filmes de terror nos causam medo? Qual a origem psicológica mais profunda que torna certos eventos ou situações desconfortáveis e angustiantes? Aquilo que Freud chama de Unheimlich nem sempre é acompanhado de medo, como nos casos de bonecos de cera, por exemplo. Se você já visitou um museu de cera em que as figuras são quase perfeitamente humanas, você já experimentou este sentimento de estranheza de que nos fala Freud, mas sem o fator medo. Já diante de casos de possessão demoníaca, por exemplo, o estranhamento é acompanhado de medo, assim como nas chamadas "casas mal-assombradas". Eu mesmo cresci em uma casa que hoje eu só posso classificar como mal-assombrada, e vou compartilhar esta experiência como um dos exemplos do Unheimlich de que nos fala Freud. Explicaremos também questões mais populares como medo de olho gordo, medo de ser enterrado vivo e possessão demoníaca.

Wittgenstein e a virada linguística na filosofia
22/12/2025 | 27 min
Você já parou para pensar que se um leão pudesse falar, nós não o entenderíamos? Neste episódio de hoje apresentaremos algumas das principais ideias de Ludwig Wittgenstein, fornecendo o essencial para que você possa compreender, em linhas gerais, os principais objetivos de um dos filósofos mais importantes do século XX e a relação entre mundo e linguagem. 📚 Compre aqui meu novo livro: https://amzn.to/3Lv0E9d🎓 Estude filosofia comigo 📚 Curso "Introdução à filosofia - dos pré-socráticos a Sartre" 📚 Curso "Filosofia para a vida: refletir para viver melhor"📚 Curso "Crítica da religião: Feuerbach, Nietzsche e Freud"📚 Curso "A filosofia de Karl Marx - uma introdução"📨 Inscreva-se em nossa newsletter gratuita: https://filosofiavermelha.org/newsletter❤️ Ajude a manter este canal através do Apoia.se: https://apoia.se/filosofiavermelha❤️ Contribua através da chave PIX: [email protected]🌐 O blog que mantenho desde 2006: https://www.filosofiaepsicanalise.org

A solidão como falta e modo de vida
08/12/2025 | 30 min
O que exatamente significa estar só? Como podemos superar – ou pelo menos mitigar – nossa solidão? Considerando que às vezes desejamos estar sozinhos, podemos dizer que a solidão é sempre algo ruim? 📚 Compre aqui meu novo livro: https://amzn.to/3Lv0E9d🎓 Estude filosofia comigo 📚 Curso "Introdução à filosofia - dos pré-socráticos a Sartre" 📚 Curso "Filosofia para a vida: refletir para viver melhor"📚 Curso "Crítica da religião: Feuerbach, Nietzsche e Freud"📚 Curso "A filosofia de Karl Marx - uma introdução"📨 Inscreva-se em nossa newsletter gratuita: https://filosofiavermelha.org/newsletter❤️ Ajude a manter este canal através do Apoia.se: https://apoia.se/filosofiavermelha❤️ Contribua através da chave PIX: [email protected]🌐 O blog que mantenho desde 2006: https://www.filosofiaepsicanalise.orgVeremos como a questão da solidão foi tratada não apenas entre os filósofos gregos e romanos, mas como também Michel de Montaigne e Friedrich Nietzsche abordaram o tema séculos depois. Veremos que se a solidão deve ser vista, por um lado, como falta e dependência, ela também é uma característica essencial dos espíritos livres e deve ser perseguida, como nos mostra Nietzsche.

O ego e os mecanismos de defesa
24/11/2025 | 41 min
Estamos sempre tentando nos defender. Seja contra ameaças físicas ou psíquicas , preservar nossa integridade é algo que às vezes fazemos sem nem ao menos perceber. "O ego e os mecanismos de defesa", de Anna Freud, é uma obra psicanalítica fundamental para quem deseja compreender algumas formas comuns de comportamento e formação do caráter. Seja na fantasia que nega uma perda ou no altruísmo que encobre os próprios desejos, o ego atua aqui mais como apenas uma sede de observação, mas atua para evitar angústias, reprimir desejos inaceitáveis ou manter a coesão interna do aparato psíquico.📚 Compre aqui meu novo livro: https://amzn.to/3Lv0E9d🎓 Estude filosofia comigo 📚 Curso "Introdução à filosofia - dos pré-socráticos a Sartre" 📚 Curso "Filosofia para a vida: refletir para viver melhor"📚 Curso "Crítica da religião: Feuerbach, Nietzsche e Freud"📚 Curso "A filosofia de Karl Marx - uma introdução"📨 Inscreva-se em nossa newsletter gratuita: https://filosofiavermelha.org/newsletter❤️ Ajude a manter este canal através do Apoia.se: https://apoia.se/filosofiavermelha❤️ Contribua através da chave PIX: [email protected]🌐 O blog que mantenho desde 2006: https://www.filosofiaepsicanalise.orgA diferença entre saúde e patologia não está na presença ou ausência de defesas, mas na sua rigidez, intensidade, adaptabilidade e consequências que essas produzem. Uma defesa pode ser útil quando temporária, mas patológica quando se torna permanente. Um eu saudável é aquele capaz de flexibilizar suas defesas, reconhecer seus limites e tolerar certa dose de conflito.

O estoicismo de Musônio Rufo
10/11/2025 | 44 min
Neste episódio apresentamos o estoicismo prático de uma das principais figuras do período romano: Caio Musônio Rufo. Sempre que falamos sobre o estoicismo do período imperial, os três nomes geralmente abordados são Sêneca, Epicteto e Marco Aurélio. Eles não foram, no entanto, os únicos filósofos em atividade nestes séculos. É verdade que pouquíssimos textos desta época chegaram até nós, mas há também filósofos menos conhecidos hoje que, naquele tempo, causaram grande impressão em seus contemporâneos. 📚 Compre aqui meu novo livro: https://amzn.to/3Lv0E9d🎓 Estude filosofia comigo 📚 Curso "Introdução à filosofia - dos pré-socráticos a Sartre"📚 Curso "Filosofia para a vida: refletir para viver melhor"📚 Curso "Crítica da religião: Feuerbach, Nietzsche e Freud"📚 Curso "A filosofia de Karl Marx - uma introdução"📨 Inscreva-se em nossa newsletter gratuita: https://filosofiavermelha.org/newsletter❤️ Ajude a manter este canal através do Apoia.se: https://apoia.se/filosofiavermelha❤️ Contribua através da chave PIX: [email protected]🌐 O blog que mantenho desde 2006: https://www.filosofiaepsicanalise.orgMusônio Rufo foi professor de ninguém menos que Epicteto, e seu estoicismo é ainda mais prático que o dos outros romanos. Veremos o que Musônio nos ensina sobre educar as mulheres, viver no exílio, escolher a profissão mais adequada para um filósofo, como se vestir, comer adequadamente ou até mesmo cortar o cabelo. São questões interessantes que nos permitirão visualizar como era de fato um estoico romano em seu cotidiano.#filosofia #estoicismo #sabedoria



Filosofia Vermelha