PodcastsNoticiasElefante na Sala

Elefante na Sala

João Maria Jonet e Ana Cavalieri
Elefante na Sala
Último episodio

45 episodios

  • Elefante na Sala

    Gronelândia, o novo brinquedo de Trump ou uma jogada de mestre? Aquilo que sabemos depois de Davos

    24/1/2026 | 37 min
    Depois do Fórum Económico de Davos, onde Donald Trump assumiu protagonismo, o que podemos esperar do presidente norte americano? O que é que o seu discurso diz sobre as assumidas intenções expansionistas de tomar a Gronelândia? Neste 'Elefante na Sala', debatemos o impacto da sua presença na cimeira, a posição tomada pelos líderes europeus e o futuro das relações transatlânticas entre as duas potências, que culminam na aliança militar da NATO.
    João Vale de Almeida, convidado desta edição e autor do livro "O Divórcio das Nações", afirma que “Trump é imprevisível, mas a Europa respondeu à altura”. Já Ana Cavalieri destaca a controvérsia sobre a Gronelândia e critica a “hipocrisia da ordem internacional liberal”. Todo o painel parece estar de acordo numa questão: “A dependência europeia é um risco crescente.”
    Ouça aqui o programa em podcast, emitido na SIC Notícias a 24 de janeiro. A sinopse deste episódio foi criada com o apoio de IA. Saiba mais sobre a aplicação de Inteligência Artificial nas Redações da Impresa.
    See omnystudio.com/listener for privacy information.
  • Elefante na Sala

    Segurança nacional ou ambição imperial? O plano de Trump para a Gronelândia explicado

    17/1/2026 | 41 min
    Aos habituais comentadores residentes Ana Cavalieri e João Maria Jonet, este sábado junta-se Marcos Farias Ferreira, professor de Relações Internacionais, em mais uma edição do Elefante na Sala em podcast. Donald Trump voltou a pressionar aliados europeus ao admitir o uso de tarifas comerciais contra países que não apoiem o controlo norte-americano da Gronelândia. Em declarações na Casa Branca, o Presidente dos EUA justificou a ameaça com razões de segurança nacional, afirmando que a posse formal da ilha é “essencial” para contrariar a influência da China e da Rússia e garantir acesso a recursos estratégicos no Ártico. A Gronelândia é um território semiautónomo da Dinamarca, membro da NATO, onde os EUA já mantêm uma base militar, mas Copenhaga e as autoridades locais rejeitam qualquer ideia de venda ou anexação. A novidade está no uso explícito de instrumentos económicos como arma diplomática, algo inédito neste dossiê. A reação europeia tem sido firme, enquanto no próprio Congresso norte-americano cresce a oposição à aquisição do território, vista como uma ameaça às alianças históricas. O Elefante na Sala foi emitido a 17 de janeiro na SIC Notícias.
    See omnystudio.com/listener for privacy information.
  • Elefante na Sala

    Quais são as verdadeiras razões por trás da intervenção dos EUA na Venezuela durante a era Trump?

    11/1/2026 | 36 min
    Neste episódio do Elefante na Sala, aos comentadores João Maria Jonet e Ana Cavalieri junta-se Martinho Lucas Pires, professor de direito internacional. O painel aborda a intervenção dos Estados Unidos na Venezuela, com foco nos interesses geopolíticos, económicos e de segurança que motivaram a ação. Debatem as consequências para o regime de Maduro, o papel do direito internacional e as limitações políticas internas americanas. O programa também aborda a posição europeia, o impacto humanitário sobre o povo venezuelano e as implicações estratégicas da atuação dos EUA na América Latina e no Ártico.
    See omnystudio.com/listener for privacy information.
  • Elefante na Sala

    Até quando está disposta a Europa (e os “porcos europeus”) a apoiar a Ucrânia?

    20/12/2025 | 36 min
    O Conselho Europeu reuniu em Bruxelas os Chefes de Estado ou de Governo da União Europeia para discutir o reforço do apoio à Ucrânia face à agressão russa, tendo alcançado um consenso para avançar com um empréstimo de 90 mil milhões de euros financiado por dívida comum e garantido pelo orçamento da União, assegurando a continuidade do apoio às necessidades imediatas da defesa ucraniana, ao mesmo tempo que manteve o trabalho para a utilização dos ativos financeiros russos imobilizados e mandatou a Comissão Europeia para aprofundar os mecanismos técnicos e jurídicos desse processo. O Conselho abordou igualmente o futuro quadro financeiro plurianual, definindo a sua arquitetura e calendário, tendo Portugal reafirmado a defesa da política de coesão, da agricultura, das regiões ultraperiféricas e de um Fundo de Competitividade com uma distribuição equitativa, e analisou ainda o acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul, tendo sido alcançada uma pré-decisão que apontou para a sua concretização no início do próximo ano. No Elefante da Sala em podcast, emitido a 20 de dezembro, junta-se a Ana Cavalieri e João Maria Jonet o especialista em assuntos europeus Ricardo Borges de Castro, para debater esta última votação no Conselho Europeu, os comentários de Vladimir Putin e a presidência de Donald Trump.
    See omnystudio.com/listener for privacy information.
  • Elefante na Sala

    “Os líderes europeus estão num molho de brócolos. Não se pode responder ao ‘fuck you Europe’ com um ‘fuck you too’”

    13/12/2025 | 40 min
    João Maria Jonet sublinhou a radicalização da autoria da nova Estratégia Nacional de Segurança, ressalvando que parece que quem escreveu o texto não falou com Donald Trump: “Isto é um exercício retórico da classe de assessores hiper-radicalizada do Partido Republicano”, acrescentando que “este documento é escrito por pessoas muito mais radicais do que o próprio Trump”.
    Rui Tavares trouxe uma leitura incisiva sobre a mensagem implícita na estratégia: “A tradução para America First é Fuck You Europe”, afirmou, explicando que o objetivo é enfraquecer a União Europeia e favorecer governos nacionais frágeis: “O que a Europa deve ter é governos nacionais fracos dominados por partidos financiados por Putin”. Para o comentador, este documento é um aviso claro: “A grande vantagem desta Estratégia Nacional de Segurança é como aquele momento nos filmes em que o vilão diz exatamente o que vai fazer”.
    Ana Cavalieri destacou as críticas americanas à Europa, apontando três fragilidades: demografia, defesa e economia. “A Europa é mais um fardo do que propriamente um parceiro”, resumiu, alertando para o risco de perda de competitividade e coesão social. A discussão terminou com um consenso inquietante: “Neste momento, nem os interesses, nem os valores são comuns entre EUA e Europa”, concluiu Rui Tavares, deixando no ar a pergunta sobre o futuro da aliança transatlântica.
    O programa foi exibido na SIC Notícias a 13 de dezembro.
    See omnystudio.com/listener for privacy information.

Más podcasts de Noticias

Acerca de Elefante na Sala

Depois do podcast Decisão América, chega o Elefante na Sala, com a análise e todas as novidades sobre a política americana, com Ana Cavalieri e João Maria Jonet, todos os sábados, na SIC Notícias e em podcast.
Sitio web del podcast

Escucha Elefante na Sala, En Boca de León y muchos más podcasts de todo el mundo con la aplicación de radio.net

Descarga la app gratuita: radio.net

  • Añadir radios y podcasts a favoritos
  • Transmisión por Wi-Fi y Bluetooth
  • Carplay & Android Auto compatible
  • Muchas otras funciones de la app
Aplicaciones
Redes sociales
v8.3.1 | © 2007-2026 radio.de GmbH
Generated: 1/26/2026 - 4:56:06 PM