O maestro gaúcho Radamés Gnattali foi um dos responsáveis por dar uma identidade nacional à música erudita e incorporá-la à música popular. A primeira gravação de Aquarela do Brasil, lançada por Francisco Alves, em 1939, tem arranjos de Radamés, que também contrinuiu com trabalhos de Orlando Silva, Noel Rosa, Ernesto Nazareth e muitos outros. Depois de conhecida a história e reconhecida a importância de Radamés Gnattali, vamos ouvi-lo na música Seu Ataulfo.
--------
4:05
Paulinho da Viola e a Portela - 1ª parte
Paulinho da Viola é um dos portelenses mais ilustres. Neste Curta Musical você vai conhecer a relação do sambista com sua escola de samba do coração e ainda conferir o episódio em que ele flertou com a Mangueira, uma das maiores rivais da Portela. A música que reconciliou Paulinho da Viola com os portelenses foi o clássico Foi Um Rio Que Passou Em Minha Vida, que ouviremos ao final do programa.
--------
3:53
Tião Carreiro
O violeiro, cantor e compositor Tião Carreiro foi um dos nomes mais importantes da história da música sertaneja. Conhecido como Rei do Pagode, ele foi um dos inventores e um dos grandes divulgadores do pagode de viola. Neste Curta Musical você vai conhecer um pouco da história do músico e ainda ouvir um exemplo de pagode de viola, a música A Majestade o Pagode, com Tião Carreiro & Pardinho.
--------
4:15
Zé Geraldo - 1ª parte
Com um pé no mato e outro no rock, o músico mineiro Zé Geraldo fez carreira à margem do grande mercado musical. Quem vai à Rodeiro, cidade natal do artista, até se depara com uma estátua que representa Zé Gê, como ele também é conhecido. Fã de Bob Dylan, Roberto Carlos, Tião Carreiro e Raul Seixas, Zé Geraldo lançou mais de uma dezena de discos e soma mais de 50 anos de carreira. Depois de conhecer a trajetória de Zé Geraldo, ouviremos a música Promessas de Um Idiota Às Seis da Manhã, que rendeu a ele o primeiro lugar no Festival de Ilha Solteira de 1978.
--------
4:40
Bumba Meu Boi
Este Curta Musical é dedicado ao Bumba Meu Boi, manifestação folclórica baseada em uma lenda, presente em todo o território brasileiro, que envolve dança, encenação e diversos estilos musicais. Depois de conhecer a lenda, os ritmos e as festas mais importantes do Bumba-Meu-Boi, você vai ouvir a música Boi Bumbá na Taba, com o músico paraense Pinduca.
Conjunto de pílulas radiofônicas sobre a MPB, nas quais o ouvinte pode conferir fatos, curiosidades, informações históricas e ainda ouvir uma música ao final de cada edição.
Apresentação: Raquel Teixeira, Ricardo Nakaoka, Thaís Vivacqua, Renato Coelho, Marluci Ribeiro e Rosângela Tejo
Produção: Guilherme Miquelutti e Wilton Rossi
Diariamente, no decorrer da programação Disponível na internet na data de estreia na programação da Rádio Senado