Powered by RND
PodcastsHistoriaRádio UFRJ - Sikiliza, África!
Escucha Rádio UFRJ - Sikiliza, África! en la aplicación
Escucha Rádio UFRJ - Sikiliza, África! en la aplicación
(1 500)(249 730)
Favoritos
Despertador
Sleep timer

Rádio UFRJ - Sikiliza, África!

Podcast Rádio UFRJ - Sikiliza, África!
Rádio UFRJ
Idealizado por integrantes do Laboratório de Estudos Africanos (LEÁFRICA) do Instituto de História da UFRJ, o programa traz debates temáticos entre especialista...

Episodios disponibles

5 de 31
  • Islã e história na África Ocidental
    Isadora Garcia e Raquel Souza, graduandas em História na UFRJ, conversam com Thiago Henrique Mota, professor de História da África da Universidade Federal de Viçosa, sobre a história do Islã na região da África Ocidental, mais precisamente na área conhecida como Senegâmbia, nos séculos XVI e XVII. População islamizada ou muçulmana? O Islã como religião de massas ou como religião de Estado? A partir de qual data é possível pensar uma efetiva entrada do Islã na África Ocidental? E teria sido esta última uma imposição bélica ou o resultado de processos culturais, políticos e sociais interseccionados pelo local e o atlântico? Estas e outras questões são problematizadas na conversa, que aborda também tensões ligadas à pesquisa em história e reflexões sobre o lugar do historiador diante dos arquivos herdados do colonialismo no continente africano.O programa é iniciado e finalizado pelas músicas Heygana, do músico maliano Ali Farka Touré, e Nterini, da cantora marfinense Fatoumata Diawara.Idealização, roteiro e pesquisa: Isadora Garcia, Mayra Corsino, Valkíria Santos, Thamiris de Souza, Raissa Brescia dos Reis.Apresentação, gravação: Isadora Garcia e Raquel Souza.Edição: Victória Marques.
    --------  
    34:13
  • África e política na Copa do Mundo
    Julia Marques Herrera, graduanda em Jornalismo na UFRJ, e Beatriz Oliveira, graduanda em História na UFRJ, conversam com Victor Andrade de Melo, professor titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sobre a participação de jogadores e de seleções de países africanos nos jogos da Copa do Mundo de 2022, realizada no Catar. Na entrevista, destacando a mobilização de identidades e a projeção de questões que perpassaram desde os conflitos na Palestina até as novas configurações do político em escala internacional vindas à tona durante a competição, fica clara a dimensão simbólica dos embates. Além disso, enriquecendo o debate, o jornalista Luís Fernando Filho, responsável pelo Canal África Mamba, no YouTube, comenta sobre a centralidade do continente africano na Copa do Catar e as repercussões da participação bem-sucedida de seleções como a marroquina para a produção de um novo imaginário sobre o continente no Brasil e em outros lugares do mundo.Idealização, roteiro e pesquisa: Julia Marques Herrera, Isadora Garcia e Beatriz Oliveira. Apresentação, gravação: Julia Marques Herrera e Beatriz Oliveira.Edição: Victória Marques.
    --------  
    29:40
  • 100 anos de Ki-Zerbo: História Geral da África e perspectiva africana
    Raquel Souza, graduanda em História na UFRJ, e Isadora Garcia, também graduanda em História na UFRJ, conversam com Muryatan Santana Barbosa, professor da Universidade Federal do ABC (UFABC), sobre o projeto de história da coleção História Geral da África e a perspectiva africana como parte da atuação intelectual de Joseph Ki-Zerbo e de outros historiadores africanos. No ano de 2022, comemoramos o centenário de Ki-Zerbo e, para dar visibilidade a esta data, foi realizado o I Colóquio Internacional Joseph Ki-Zerbo, no Instituto de História da UFRJ. Neste programa, demos continuidade aos debates do episódio anterior fomentados pelo colóquio, pensando as relações entre projetos de história, disputas de narrativas sobre o passado e a construção social e política de agendas para o futuro.Idealização, roteiro e pesquisa: Isadora Garcia. Apresentação, gravação: Isadora Garcia e Raquel Souza.Edição: Victória Marques.
    --------  
    26:08
  • 100 anos de Ki-Zerbo: história da África e agência intelectual
    Caetano Manenti, jornalista e graduando em História na UFRJ, e Isadora Garcia, graduanda em História na UFRJ, conversam com Mariana Gino, Secretária Geral do Centro Internacional Joseph Ki-Zerbo e doutora em História Comparada pela UFRJ, sobre o centenário de nascimento do historiador burquinense Joseph Ki-Zerbo. No ano de 2022, comemoramos o centenário de Ki-Zerbo e, para dar visibilidade a esta data, foi realizado o I Colóquio Internacional Joseph Ki-Zerbo, no Instituto de História da UFRJ, com o intuito de reconhecer o legado intelectual, político e cultural de um dos historiadores mais importantes para o desenvolvimento dos estudos sobre a história da África. Neste programa, discutimos um pouco de sua trajetória na história da África e em outros engajamentos.Idealização, roteiro e pesquisa: Isadora Garcia, Julia Marques Herrera e Caetano Manenti. Apresentação, gravação e edição: Caetano Manenti e Isadora Garcia.
    --------  
    30:40
  • Golpes políticos e ascensão da direita em contextos africanos e globais
    Caetano Manenti, jornalista e graduando em História na UFRJ, e MarildaFlores, professora de História da Rede Estadual do Rio de Janeiro, professora substitutado Colégio Pedro II e pesquisadora do Grupo Áfricas (UERJ/UFRJ) e do LeÁfricaUFRJ, recebem o intelectual Mohammed Nadir, professor adjunto de Ensino de Históriae Cultura africanas e afro-brasileiras da Universidade Federal do ABC, para conversarsobre os caminhos recentes da política global com destaque para os acontecimentos eprocessos históricos que mudaram os rumos da política em países africanos como aGuiné Conacri, o Mali e o Sudão.ERRATA: A Lei 10.639, de 2003, modifica a Lei de Diretrizes e Bases da EducaçãoNacional, de 1996, estipulando a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileiras e africanas no Brasil, e é modificada pela Lei 11.645, de 2008, que acresceao disposto anteriormente a obrigatoriedade do ensino de história e cultura indígenas noBrasil.Idealização, roteiro e pesquisa: Marilda Flores.Apresentação, gravação e edição: Caetano Manenti e Marilda Flores.
    --------  
    30:11

Más podcasts de Historia

Acerca de Rádio UFRJ - Sikiliza, África!

Idealizado por integrantes do Laboratório de Estudos Africanos (LEÁFRICA) do Instituto de História da UFRJ, o programa traz debates temáticos entre especialistas, professores e ativistas africanos e brasileiros sobre história da África e conexões com o Brasil.
Sitio web del podcast

Escucha Rádio UFRJ - Sikiliza, África!, The Rest Is History y muchos más podcasts de todo el mundo con la aplicación de radio.net

Descarga la app gratuita: radio.net

  • Añadir radios y podcasts a favoritos
  • Transmisión por Wi-Fi y Bluetooth
  • Carplay & Android Auto compatible
  • Muchas otras funciones de la app

Rádio UFRJ - Sikiliza, África!: Podcasts del grupo

Aplicaciones
Redes sociales
v7.11.0 | © 2007-2025 radio.de GmbH
Generated: 3/16/2025 - 6:20:14 PM